A busca por inéditos romances de escritores pretos e pardos recebe novo alento com a extensão do prazo para inscrições no Prêmio Pallas de Literatura 2024. Autores das citadas categorias étnicas possuem agora até o 5 de julho para apresentarem suas obras ao júri especializado. O anúncio dos ganhadores está posto para setembro e a promessa é de que, em 2025, ano do cinquentenário da Pallas, a obra premiada seja publicada, integrando então o catálogo dessa emblemática casa editorial.
Este certame tem como propósito não apenas revelar talentos literários negros e pardos, mas também promover um passo significativo em suas carreiras, proporcionando-lhes o lançamento do primeiro romance. Nomes de prestígio como Conceição Evaristo e Nei Lopes já pontuam o catálogo da Pallas Editora, configurando-se como um berço de excelência e diversidade cultural.
Oportunidade a Romancistas Principiantes
O Prêmio Pallas de Literatura se destina especificamente a autores que ainda não tiveram romances publicados. Como critério de avaliação, o júri se atém estritamente à qualidade da obra, sem levar em consideração a identificação pessoal dos candidatos. Os manuscritos devem contar com uma extensão de 120 mil a 500 mil caracteres, espaços inclusos, e estar disponibilizados em formato PDF para submissão.
Essa é uma grande oportunidade para brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil que se autodeclaram negros ou pardos e têm mais de 18 anos. A temática é livre, cabendo aos contemplados o desenvolvimento de narrativas originais e impactantes. Os interessados devem preencher o formulário no portal oficial da premiação em www.premiopallas.com.br para participar.
Critérios e Como Se Inscrever
- Não ter um romance pré-publicado;
- Autores devem ser autodeclarados negros ou pardos;
- Tema livre, envolvendo narrativa ficcional original;
- Manuscritos dentro do limite estipulado: 120 mil a 500 mil caracteres (com espaços);
- Utilizar o formato PDF para inserção do arquivo no formulário online.
Dúvidas Frequentes
Até quando posso me inscrever? As inscrições foram prorrogadas até 5 de julho.
Quem pode participar do Prêmio? Escritores negros e pardos, principiantes na arte do romance, com mais de 18 anos, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.
Existem restrições temáticas para as obras? Não, a temática é livre.
Como faço para inscrever meu romance? O manuscrito deve ser enviado através do formulário no site do Prêmio Pallas de Literatura.
A proposta do Prêmio Pallas de Literatura traz consigo a perspectiva de um novo horizonte para a literatura nacional, investindo na pluralidade de vozes e no fomento de uma cultura literária inclusiva e representativa.
Queremos saber sua opinião sobre esta extensão do prazo e a oportunidade que ela representa. Comente suas impressões abaixo, compartilhe este artigo com amigos e nas redes sociais e mantenha a literatura viva!
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MONICA CRISTINA RAMALHO CUNHA
monica@belmira.com.br
“`