Algoritmo de inteligência artificial suporta decisão médica para diagnóstico ágil e preciso de marcadores para tratamento de câncer de pulmão
Soluções de patologia digital para escaneamento de lâminas e aplicação de algoritmos oferecidas pela Roche Diagnóstica facilitam a identificação da expressão de PD-L1 e decisão terapêutica em oncologia
Agosto Branco é o mês de conscientização e prevenção do câncer de pulmão, uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a principal causa de mortes por câncer globalmente e responsável por cerca de 1 em cada 5 óbitos relacionados à doença¹. No Brasil, segundo estimativas 2023, é o terceiro mais comum em homens com 18.020 casos novos e o quarto em mulheres no Brasil com 14.540 casos novos – sem contar o câncer de pele não melanoma². Seus sintomas geralmente só se manifestam em estágios avançados, tornando o diagnóstico precoce essencial para um tratamento mais eficaz e melhores resultados³.
Pensando nisso, a Roche Diagnóstica, líder mundial em diagnóstico in vitro, destaca o algoritmo de inteligência artificial PD-L1 (SP263), uma ferramenta tecnológica que traz análises de imagens para apoiar a decisão clínica e ajudar patologistas a avaliar – de forma confiável e objetiva – a lâmina de anatomia patológica do câncer de pulmão. É uma solução de patologia digital que facilita a identificação da expressão de PD-L1, auxiliando na detecção mais rápida e precisa da expressão do marcador e na decisão terapêutica.
O algoritmo integra o portfólio VENTANA, sendo conectado ao equipamento DP600, digitalizador de lâminas e gerador de imagens de alta qualidade para vários tipos de tecidos, incluindo lâminas de congelação e citologia. A tecnologia faz uma digitalização de alta velocidade e tem uma interface de usuário intuitiva, sendo capaz de dar acesso às imagens digitalizadas em tempo real.
Entre os principais benefícios do PD-L1 (SP263) estão: identificação de pacientes mais prováveis de se beneficiarem de terapias específicas; suporte à avaliação de expressão de PD-L1 pelo patologista em linha com as diretrizes mais recentes de patologia, permitindo que os médicos oncologistas façam escolhas terapêuticas assertivas, provendo ferramentas necessárias para uma avaliação precisa do marcador, consolidação do perfil de expressão de PD-L1 e decisão terapêutica adequada aos pacientes.
“A digitalização de lâminas associada ao uso do algorítmo para PD-L1 (SP263) para suporte à avaliação da expressão do marcador é uma confiável inovação, que representa um avanço significativo em direção a uma abordagem mais personalizada e precisa no tratamento do câncer de pulmão, suportando a tomada de decisão clínica e a melhora da resposta terapêutica do paciente. Temos o compromisso de oferecer o melhor cuidado com o paciente, além de buscarmos contribuir para uma gestão de saúde mais efetiva”, afirma Carlos Martins, presidente da Roche Diagnóstica no Brasil.
Para mais informações sobre a tecnologia, acesse: https://rochedia.showpad.com/share/HxI5cHYlsCcd5xe2XV21C
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JESSIE ELLEN COSTA NEVES
jessie.costa@inpresspni.com.br