Para muitas pessoas, além das festividades e das reuniões familiares, o período natalino é também uma época de reflexões. E o livro Os Pães de Ouro da Velhinha (I Pani d’oro della Vecchina), publicação da Palavras Projetos Editoriais, desperta várias possibilidades para se refletir sobre temas como memória, legado e o encontro de gerações.
A fascinante obra escrita pela italiana Annamaria Gozzi, especialista em contos de fadas, e interpretada com intensa emoção pelas ilustrações da espanhola radicada no Peru, Violeta Lopiz, com tradução de Maria Amália Camargo, apresenta em suas 32 páginas, de maneira leve e divertida, a história de uma velhinha que tenta ludibriar a Morte até o Natal.
Enredo – No enredo, em um vilarejo abraçado pelo curso do rio, em uma casinhola para lá de esquisita, morava uma velhinha. Na época de Natal, todos os seus dias eram dedicados ao preparo de deliciosas guloseimas. Mas, dessa vez, uma visita inesperada queria mudar os seus planos… uma Sombra que gostaria de levá-la embora. De jeito nenhum! A velha confeiteira tem que preparar os doces de Natal, que ninguém faz melhor do que ela.
Bibliotecas na Amazônia – É importante ressaltar que a obra foi selecionada para compor o acervo de 100 bibliotecas espalhadas pela Amazônia, numa iniciativa da Vaga Lume, organização que se dedica a promover a leitura e a formação de mediadores na Amazônia Legal com o propósito de empoderar crianças e jovens de comunidades rurais locais, a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias como espaço para compartilhar saberes. Neste ano, foram comprados 100 exemplares desse título.
Annamaria Gozzi nasceu em Reggio Emilia, na Itália. Sempre apaixonada por contos de fadas, lendas e tradições populares, se interessa pela pesquisa e recuperação de memórias e testemunhos. Autora de livros e contos, colabora com o Teatro dell’Orsa na pesquisa e dramaturgia de espetáculos teatrais, no planejamento de eventos culturais e em oficinas de promoção da leitura para crianças e adultos. Seus livros já foram traduzidos na França, Turquia, Espanha, Coreia e, agora, Brasil. Em sua publicação original, Os pães de ouro da velinha foi finalista do Prêmio Andersen, concedido por uma importante revista italiana especializada em literatura para a infância.
Violeta Lopiz nasceu em Ibiza, na Espanha. Estudou ilustração na Escuela de Arte Número 10 de Madrid. Desde 2006, tem realizado ilustrações para crianças e adultos. Participou de exposições na Espanha, Itália, França, Alemanha, Israel, Turquia, Estados Unidos, Japão, Coreia e muitos outros lugares. El Cultural, suplemento do jornal El Mundo, a considera um dos dez principais nomes da ilustração espanhola contemporânea. Seu trabalho pode ser encontrado em inúmeros livros, jornais e nos milhares de cadernos que deixa espalhados por aí.
Maria Amália Camargo é escritora, tradutora e diplomada pela Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, onde estudou português e italiano. Começou a fazer traduções pouco tempo depois dos seus primeiros livros infantis serem publicados.
Informações
Título: Os pães de ouro de velhinha
ISBN: 978-65-6078-020-0
Dimensões (cm): 22×31,4
Número de páginas: 32
Autora: Annamaria Gozzi
Ilustradora: Violeta Lopiz
Tradutora: Maria Amália Camargo
Preço de capa: R$ 61,00
Informações: https://palavraseducacao.com.br/literatura/os-paes-de-ouro-da-velhinha/
Palavras Projetos Editoriais
Site: www.palavraseducacao.com.br
Informações: faleconosco@palavraseducacao.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FAUSTO CABRAL VALENTIN DA SILVA
fausto@sylvionovelli.net