Close Menu
Rádio El Dorado FMRádio El Dorado FM

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Quais documentos preciso para comprar armas de fogo no Brasil?

    24-04-2025

    Erros Comuns na Poda do Jardim: O que não fazer?

    16-04-2025

    Contravenção administrativa militar: saiba como agir e garantir sua defesa

    15-04-2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Rádio El Dorado FMRádio El Dorado FM
    CONTATO
    • Casa
    • Diversos
    • Estilo de Vida
    • Negócios
    • Pet
    • Saúde
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Turismo
    Rádio El Dorado FMRádio El Dorado FM
    Início | Notícias | Maior reserva natural privada do Brasil fica em MT e tem importância reconhecida internacionalmente
    Notícias

    Maior reserva natural privada do Brasil fica em MT e tem importância reconhecida internacionalmente

    newsadmEscrito por newsadm13-11-2023Nenhum comentárioTempo de Leitura 5 Mins1 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Pantanal
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    O Dia do Pantanal foi comemorado neste domingo (12/11), bioma considerado um dos mais importantes berços de biodiversidade do planeta, onde está localizada a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil – RPPN Sesc Pantanal. Maior do país com 108 mil hectares, a reserva localizada em Barão de Melgaço-MT tem títulos internacionais de Sítio Ramsar e Zona Núcleo da Reserva da Biosfera, que demonstram a importância da área de conservação.

    Para entender o que significam os reconhecimentos internacionais, é preciso saber primeiro que o Pantanal tem apenas 5% do bioma protegido em Unidades de Conservação. Deste total, 1% corresponde à RPPN Sesc Pantanal, que faz parte do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac.

    A definição das áreas como “Reserva da Biosfera” é feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (UNESCO) como instrumento de conservação que favorece a descoberta de soluções para problemas como o desmatamento das florestas tropicais, a desertificação, a poluição atmosférica e o efeito estufa. Uma Reserva da Biosfera privilegia o uso sustentável dos recursos naturais e tem por objetivo promover o conhecimento, a prática e os valores humanos para implementar as relações entre as populações e o meio ambiente em todo o planeta.

    No Brasil, são sete Reservas da Biosfera: Pantanal, Mata Atlântica, Cinturão Verde de São Paulo, Cerrado, Caatinga, Amazônia Central e Serra do Espinhaço. A RPPN Sesc Pantanal recebeu em 2000, o título de Zona Núcleo da Reserva da Biosfera, dado às regiões preservadas de um ecossistema representativo, pelo registro de ocorrência de endemismos (grupos de fauna e flora que só existem no local), espécies raras, em extinção ou de importante valor genético e lugares de excepcional interesse científico.

    Já o título de Sítio Ramsar, também conhecido como Lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional, é o instrumento adotado pela Convenção Ramsar (tratado intergovernamental) para promover a cooperação entre países na conservação e no uso racional das zonas úmidas no mundo. Ao aderir à Convenção, os países signatários devem designar ao menos uma zona úmida de seus territórios para ser integrada à Lista que, uma vez aprovada por um corpo técnico especializado, receberá o título de Sítio Ramsar, como ocorreu em 2002 com a RPPN Sesc Pantanal.

    “É evidente a extrema relevância do papel da RPPN enquanto área de conservação, que beneficia a fauna, a flora e os seres humanos, com seus serviços ecossistêmicos fundamentais para a manutenção da vida na terra. Um exemplo é a adaptação às mudanças climáticas, principalmente diante de eventos extremos registrados em todo o mundo nos últimos meses, como é o caso das altas temperaturas”, destaca o ecólogo e gestor da RPPN Sesc Pantanal, Alexandre Enout.

    Pantanal1
    Fotos: Arquivo

    O fornecimento de alimentos e de plantas medicinais, regulação da qualidade do ar atmosférico e da qualidade da água, controle de erosão ou de grandes desastres de inundações também estão na lista atreladas à RPPN Sesc Pantanal.

    Riqueza de vida

    A riqueza de vida encontrada também explica sua relevância. Da abundante biodiversidade da Bacia do Alto Paraguai, com mais de 1 mil espécies de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos registradas, a RPPN detém 630. Entre as espécies ameaçadas de extinção, a RPPN possui 12, entre elas a onça-pintada, animal topo de cadeia que representa a qualidade do ambiente para a vida animal. A área também é um laboratório a céu aberto, com mais de 70 pesquisas realizadas desde a sua criação, há 26 anos.

    O reconhecimento internacional também valoriza a área e cria oportunidades para ações e parcerias com instituições, tanto do governo, quanto organizações não governamentais e representantes da sociedade civil.

    “Todos pensam juntos sobre o futuro dessa área, qual tipo de atividade fazer, como manejar, quais são as demandas e os gargalos também, como podemos gerir o impacto com apoio das demais instituições, garantindo maior efetividade na gestão e maior proteção dessas áreas”, conclui o ecólogo e gestor da RPPN.

    Prevenção a incêndios

    Para cuidar dos 108 mil hectares, área equivalente à cidade do Rio de Janeiro, o Sesc Pantanal realiza trabalhos preventivos, como manutenção de estradas e limpeza de aceiros, estratégicos em ações de combate. Entre os equipamentos, a Brigada conta com bomba costal, soprador, motobomba, motosserra, quadriciclos, caminhonetes, caminhões-pipa, pipinha, pá carregadeira, trator com roçadeira e grade, barcos e um avião, usados para monitorar e combater focos de incêndios.

    A prevenção de incêndios tem sido ampliada, desde 2020, com diferentes frentes de atuação, sendo a principal delas o Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF). Iniciativa inédita no Pantanal norte, o documento que está em fase de aprovação pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reforça a integração de todas as atividades relacionadas à prevenção e combate aos incêndios florestais na reserva e entorno, tendo a construção colaborativa como a abordagem principal no planejamento e a queima prescrita como uma das ferramentas de conservação e manejo.

    O PMIF associa aspectos essenciais do fogo: ecologia, cultura e manejo. O uso do fogo como aliado a incêndios florestais utilizando métodos de queimas prescritas já é utilizado em todos os outros biomas existentes no Brasil e em unidades de conservação dos Estados Unidos, África e Austrália e simula uma queima de origem natural, em período previamente analisado, em áreas selecionadas, adaptadas ao fogo, com o objetivo de reduzir parte da vegetação para melhorar as condições de controle dos incêndios na estação seca.

    Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Post AnteriorBID Pantanal vai injetar R$ 30 mi para prevenção de incêndios
    Próximo Post Senac-MT certifica novos profissionais em Canarana e Barra do Garças
    newsadm

    Related Posts

    A sorte sorriu para Minas Gerais no último sorteio da Mega-Sena

    24-04-2024

    Imac e estatal chinesa assinam memorando para facilitar negócios com frigoríficos

    14-11-2023

    Após problema cardíaco, professora começa a correr e emagrece 32 quilos

    14-11-2023

    Comments are closed.

    NOVIDADES
    • Quais documentos preciso para comprar armas de fogo no Brasil?
    • Erros Comuns na Poda do Jardim: O que não fazer?
    • Contravenção administrativa militar: saiba como agir e garantir sua defesa
    • Como o PancakeSwap compara com o Uniswap: Diferenças e vantagens de usar a Binance Smart Chain
    • Qual é a origem do Jogo do Bicho?
    • Carrefour Online: Como Economizar em Compras de Mercado e Eletro!
    Categorias
    Agro (53) Casa e Decoração (49) Como se Faz (510) Cultura (3) Curiosidades (24) Cursos (1) Diversos (8) Economia (3) Esportes (1) Imóveis (1) Mato Grosso (50) Moda e Beleza (2) Negócios (4) Notícias (54) Opinião (2) Pet (4) Receitas (2) Saúde (35) Tecnologia (9) Top Programs (5) Turismo (1) Workouts (11)
    Quem Somos
    Quem Somos

    Jornal de Notícias
    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    NOVIDADES

    Como o PancakeSwap compara com o Uniswap: Diferenças e vantagens de usar a Binance Smart Chain

    18-03-2025

    Qual é a origem do Jogo do Bicho?

    24-02-2025

    Carrefour Online: Como Economizar em Compras de Mercado e Eletro!

    04-02-2025
    Contato

    E-mail: [email protected]

    Telefone: +55 11 97498-4084

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.