A Cia. Apocalíptica, de São José do Rio Preto-SP, abre inscrições para seleção de atividades artísticas e formativas para o 4º FrESTA, que acontecerá de 23 a 27 de abril de 2025, em comemoração ao dia do livro, na nova sede da Cia. Apocalíptica e em outros espaços da cidade. O FrESTA é uma jornada literária com diversas ações (onlines e presenciais) e múltiplas linguagens artísticas e foi realizado pela primeira vez durante a pandemia, em formato virtual.
O projeto será realizado através do Edital LPG Nº 21/2023 – Festivais Culturais, da Lei Paulo Gustavo do Estado de São Paulo. As inscrições acontecem de 20 a 26 de março e estão abertas para artistas, grupos e coletivos de todo o estado de São Paulo. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo instagram da Cia. Apocalíptica: www.instagram.com/cia.apocaliptica. Os valores e cachês pagos para cada atividade estarão descritos no regulamento das inscrições.
Uma das missões do FrESTA é também carregar o legado da Bienal do Livro de São José do Rio Preto, que não é realizada na cidade desde 2012, e foi um evento que desde sua concepção já buscava a integração da literatura com diferentes segmentos artísticos. Com uma programação robusta que contempla desde bebês até a terceira idade, o FrESTA preenche o vácuo sentimental deixado com o fim da Bienal.
O 4º FrESTA conta com a direção artística de Kiara Terra, atriz e contadora de histórias, que mora atualmente em Portugal onde desenvolve seu mestrado, e periodicamente volta ao Brasil para trabalhos como formadora de educadores e Coordenação Geral e Curadoria de Lawrence Garcia diretor, produtor e curador que está a frente da Cia. Apocalíptica desde sua fundação em 2013.
A programação contará com 50 horas de atividades, com foco em atividades que trazem pesquisas em arte contemporânea dentro da temática “A Literatura para Além dos Livros”. Serão selecionadas atividades divididas em 10 categorias, em qualquer vertente e linguagem artística: Atividades Formativas, Contação de Histórias, Lançamentos, Podcasts, Feira do Livro, entre outros.
A 1ª edição da jornada ocorreu em maio de 2021 através da Lei Aldir Blanc Municipal e teve um público de 4.500 pessoas, que acompanharam 65h de programação de 10 segmentos artísticos diferentes envolvendo 90 artistas onde 80% eram mulheres, promovendo uma verdadeira maratona literária online. A 2ª edição ocorreu em março de 2022, sendo exclusivamente para artistas do interior paulista e repetindo os resultados da primeira edição. A 3ª edição aconteceu pela primeira vez de maneira híbrida, entre os dias 25 e 29 de outubro de 2023, aproveitando a data comemorativa do dia nacional do livro (29/10).
Sobre a Cia. Apocalíptica
A Cia. Apocalíptica foi criada em 2013 na cidade de São José do Rio Preto/SP. É uma companhia de repertório que já participou de diversos festivais e angariou muitos prêmios. A companhia realiza apresentações e workshops em SESCs, SESIs e feiras literárias por todo o estado de São Paulo, atingindo um público de 80.000 pessoas em 11 anos de trabalho.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARINA FRANCO
mafrancoassessoria@gmail.com