A WideLabs, empresa brasileira de inteligência artificial, anuncia o lançamento do Amazônia 360, uma evolução do seu modelo conversacional Amazônia IA. Com foco no mercado corporativo, a nova plataforma chega como a primeira PaaS (Plataforma como Serviço) de inteligência artificial soberana do País, permitindo que organizações públicas e privadas tenham total controle sobre seus dados e personalizem suas soluções de IA.
Dentre os objetivos da novidade, está oferecer uma plataforma que contribua com a gestão de dados e tomada de decisão nos negócios. A solução permite que cada empresa tenha sua própria inteligência artificial para curadoria de dados, aprofundamento de temas estratégicos e geração de insights a partir do cruzamento de informações. Outro destaque é o aumento na produtividade e resultados, a partir da automatização de tarefas repetitivas, o que permite às equipes se dedicarem a aspectos mais estratégicos do negócio. O novo modelo desenvolvido pela WideLabs, compõe as soluções oferecidas nos três modelos lançados recentemente o Guara, Harpia e Golia.
O Guara, modelo speech-to-text especializado em transcrição e compreensão de áudio em português brasileiro, reconhece diferentes sotaques, gírias e termos regionais. Já o modelo Harpia é um multimodal avançado, capaz de interpretar texto e imagem de forma integrada, com aplicações que vão desde análise de relatórios médicos com imagens até raciocínio matemático visual. Por fim, o Golia, otimizado para velocidade e custo, se destaca em tarefas como tradução, resumo de textos e análise de sentimentos com ampla capacidade de avaliação de grande volume de dados.
Com base nesse sucesso, o Amazônia 360 se integra aos demais modelos da família Amazônia IA, oferecendo ainda mais flexibilidade. Além de oferecer um modelo de comercialização baseado em tokens, ele é ideal para atender às demandas do mercado brasileiro.
O lançamento foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de segurança e privacidade. Sua arquitetura RAG (Retrieval-Augmented Generation), totalmente hospedada no ambiente do cliente, assegura a proteção máxima de informações sensíveis. “Desenvolvemos um sistema de permissões em camadas, que se adapta à hierarquia organizacional de cada empresa. Nossa plataforma não apenas cumpre, mas excede as normas da LGPD, GDPR e regulamentações específicas do mercado, sempre garantindo que os dados do cliente jamais sejam utilizados para treinamento ou outros fins”, complementa Nelson Leoni, CEO na WideLabs.
Outro destaque do Amazônia 360 é sua abordagem inovadora na gestão de usuários. A plataforma permite definir permissões específicas por departamento e estabelecer políticas de uso diferenciadas. Com o sistema de quotas inteligente e um dashboard unificado, os gestores podem monitorar, em tempo real, o consumo da IA em toda a organização, garantindo eficiência e controle estratégico.
Com suporte nativo ao português e modelos treinados para o mercado brasileiro, o Amazônia 360 também oferece uma suíte completa de modelos de IA otimizados para o português, mas, claro, multilíngue, atendendo às necessidades específicas do mercado brasileiro. Há disponível versões especializadas para diferentes setores, garantindo precisão e relevância em cada contexto.
Além disso, o Amazônia 360 oferece custo-benefício atrativo, baseado em um sistema de consumo, no qual as empresas pagam apenas pelo que utilizarem, diferentemente das cotas por número de usuários inscritos. Esse formato funciona por meio de um crédito pré-adquirido, que pode ser consumido ao longo do uso, garantindo maior previsibilidade para os negócios.
“Nosso objetivo com as soluções da WideLabs é impulsionar o desenvolvimento empresarial no Brasil, democratizando o uso de IA e fortalecendo nossa soberania tecnológica,” reforça Leoni.
Disponibilidade e contratação
O Amazônia 360 estará disponível para empresas de todo o mundo. Interessados podem contratar a solução diretamente pelo site http://www.amazoniaia.com.br/ ou pelo Oracle Marketplace.
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LUIZ FERNANDO VALLOTO
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