A asma, doença crônica que afeta milhões de brasileiros, demanda atenção especial durante os períodos mais frios do ano. A estação invernal, acompanhada de temperaturas baixas, pode representar um desafio adicional aos asmáticos. Apesar de o frio por si só não ser um gatilho direto para as crises, o nariz – nossa primeira linha de defesa diante de agentes irritantes – pode ter seu funcionamento comprometido, facilitando o surgimento dos sintomas.
Segundo bandeiras vermelhas erguidas pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as internações decorrentes de complicações com a asma ultrapassam os 350 mil casos por ano, fazendo desta uma das principais causas de hospitalização no país. Esse cenário se agrava notadamente nos meses mais frios, principalmente na vasta área do Centro-Sul brasileiro.
De acordo com a fisioterapeuta Ariane da Rocha, associada à Hapvida NotreDame Intermédica, o ar frio origina danos diretos ao epitélio da via aérea e, quando somado a cheiros intensos e poluentes, pode atenuar as condições que desencadeiam as indesejadas crises de asma. A manutenção do bom estado do nariz é essencial para evitar que ar impuro, cheio de alérgenos e partículas, alcance os pulmões.
Cuidados Recomendados
Ariane enfatiza a lavagem nasal como um método eficaz de manutenção e proteção contra as adversidades do clima frio. A limpeza com soro fisiológico ajuda a preservar o nariz em sua função de filtrar e aquecer o ar inalado. Lembre-se, também, da importância de evitar longos períodos em ambientes fechados, potenciais focos de concentração de vírus no inverno.
Dicas de Prevenção
- Mantenha ambientes bem ventilados, mesmo no frio.
- Evite a exposição direta ao vento gelado.
- Realize lavagens nasais regulares com soro fisiológico.
- Consulte periodicamente seu médico e mantenha o tratamento atualizado.
- Pratique exercícios de fisioterapia respiratória, essenciais para a função pulmonar.
A fisioterapeuta reitera a importância de adotar um controle contínuo, englobando as vacinações atualizadas e tratamentos preconizados por especialistas, e sublinha o papel indispensável da fisioterapia respiratória, capaz de potencializar a capacidade ventilatória do paciente com asma.
Faça Chuva ou Faça Frio
No combate à asma, cada ação se traduz em qualidade de vida. As dicas e cuidados partilhados objetivam munir os asmáticos de ferramentas para encarar o inverno com menos receio e mais preparo. Com a chegada do frio, não deixe de cuidar de sua respiração, aqueça-se adequadamente e siga as orientações médicas.
Este conteúdo foi produzido com um olhar atento às necessidades de quem convive com a asma e busca informação qualificada. Encorajamos os leitores a compartilhar suas experiências nos comentários e a disseminar este post nas Redes Sociais. A sua interação é extremamente valiosa e pode auxiliar outras pessoas a lidar melhor com os cuidados relacionados à asma em períodos frios.
“`