A Decolar – empresa líder em tecnologia de viagens da América Latina – celebra um ano de lançamento da SOFIA, sua assistente virtual com uso inteligência artificial generativa, com mais de 300 mil conversas mensais. A plataforma consolidou-se como aliada estratégica na transformação da experiência de planejamento de viagens. Com dados de mais de 30 milhões de clientes, a SOFIA atua em múltiplos pontos da jornada do viajante, antecipando necessidades, automatizando etapas e oferecendo um atendimento personalizado.
“O uso da SOFIA apresenta crescimento constante, hoje na casa de dois dígitos mensais. Os usuários utilizam a ferramenta tanto para questões simples quanto para assuntos mais detalhados”, afirma Gonzalo Estebarena, diretor de Tecnologia do Grupo Decolar. Ainda segundo o executivo, mais de 80% das interações ocorrem via dispositivos móveis. A assistente permite comunicação por voz, texto e interface visual, com catálogos, sugestões de voos e hotéis.
A Decolar foi a primeira empresa a lançar uma assistente de viagem que integra inteligência artificial generativa com uma interface visual incremental e adaptável. Em janeiro deste ano, 30% das interações foram com usuários recorrentes. Além disso, quase 50% das conversas acontecem depois de uma compra. A plataforma tem atuado com necessidades cada vez mais complexas dos usuários.
Ainda que em fase preliminar, a integração da SOFIA com o WhatsApp triplicou o índice de satisfação dos usuários – oito em cada 10 usuários que interagem com a ferramenta não requerem assistência adicional.
A tecnologia da SOFIA também está sendo implementada em parceiros, como o acordo fechado com a Karisma Hotels & Resorts, no México, onde a assistente já contribui com melhorias operacionais. Em evolução contínua, a SOFIA amplia sua atuação para cobrir ainda mais etapas da jornada do consumidor.
Sobre a Decolar
A Decolar é a empresa líder em tecnologia de viagens na América Latina. Há 25 anos revoluciona a indústria do turismo por meio da tecnologia e, com seu contínuo compromisso com o desenvolvimento do setor, forma uma empresa consolidada, que integra BestDay, HotelDO, Viajes Falabella, Koin, ViajaNet e Stays.Net, tornando-se uma das empresas mais relevantes do setor, capaz de oferecer uma experiência personalizada a mais de 30 milhões de clientes. A companhia atua em 19 países, acompanhando os latino-americanos desde o momento em que sonham em viajar até quando estão compartilhando suas recordações. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar a experiência de compra, a empresa desenvolveu formas alternativas de pagamento e financiamento, democratizando o acesso ao consumo e aproximando os latino-americanos de sua próxima experiência de viagem.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAIS APARECIDA DE MELLO BARION
thais.barion@agenciafr.com.br