Descobriu que é possível fazer intercâmbios em família e quer saber como planejar o seu? Então o nosso conteúdo é perfeito para você, pois vamos explicar tudo que você precisa saber sobre como planejar um intercâmbio em família para aproveitar essa experiência incrível com aqueles que você ama.
Em um intercâmbio em família, cada integrante pode participar de aulas de acordo com suas necessidades específicas, bem como o nível de inglês de cada um. Por exemplo, enquanto um faz cursos de especialização, outros podem fazer cursos de idiomas ou até mesmo intercâmbios de trabalho e estudo.
Então, confira até o final do conteúdo e fique por dentro de como planejar um intercâmbio em família!
Pesquise os destinos
A primeira dica de como planejar um intercâmbio em família é pesquisar sobre os destinos. Isso porque, dependendo do tipo de intercâmbio, alguns destinos são mais indicados que outros.
Por exemplo, em intercâmbios onde algum membro da família quer fazer cursos de especialização, nesses casos ele precisa conferir as instituições de ensino que oferecem esses cursos e ser aprovado.
Por outro lado, em casos de cursos de curta duração, os destinos onde brasileiros não precisam tirar visto por um determinado período de tempo são a melhor escolha para quem quer evitar a burocracia. Além disso, se a ideia é fazer um intercâmbio de idiomas e ter permissão de trabalhar, é preciso conferir quais destinos oferecem essa opção.
Confira as opções de cursos disponíveis
O próximo passo para planejar um intercâmbio em família é conferir as opções de cursos disponíveis. Isso porque, você consegue encontrar cursos de curto prazo, com opções a partir de duas semanas de duração, bem como cursos de médio e longo prazo, com duração superior a 6 meses.
Além disso, se a ideia do intercâmbio em família é aprender outro idioma, é preciso conferir qual a melhor opção para cada membro da família de acordo com o nível de conhecimento naquele idioma.
E pesquisar sobre as opções de cursos disponíveis também é importante para entender melhor sobre a documentação necessária e ajudar a criar um orçamento
Faça um planejamento financeiro e defina o orçamento
A terceira dica de como planejar um intercâmbio em família é fazer um planejamento financeiro e definir o orçamento de toda a família. Para isso, uma boa opção é fazer orçamentos separados para cada membro, para entender melhor como organizar o dinheiro e controlar gastos.
E também é muito importante considerar que, mesmo após pagar os custos do pacote de intercâmbio, é preciso considerar outros custos, como o custo de vida de toda a família durante o intercâmbio, com alimentação, transporte e moradia.
Conte com o auxílio de uma agência de intercâmbio
A quarta dica de como planejar um intercâmbio em família é contar com o auxílio de uma agência de intercâmbio. Isso porque, fazer todo o planejamento e entender sobre toda a documentação necessária pode ser um desafio para quem vai fazer um intercâmbio.
Então, planejar o intercâmbio da família toda pode se tornar uma tarefa bem complicada, principalmente quando cada membro da família vai fazer um tipo de intercâmbio diferente.
Além disso, ao contar com uma agência de intercâmbio você tem como se preparar com uma maior antecedência, sem deixar nenhum documento para a última hora. Por outro lado, a agência de intercâmbio também pode ajudar a encontrar a melhor opção de hospedagem para a sua família, já que nesses casos as habitações estudantis podem não ser a melhor opção.
Ou seja, é uma opção muito mais segura para evitar dores de cabeça na hora do embarque.
Escolha a época ideal
A última dica de como planejar um intercâmbio em família é escolher a época ideal. Por exemplo, as férias escolares podem ser a melhor opção para famílias que têm filhos em idade escolar.
Já os períodos de baixa temporada são perfeitos para quem quer evitar grandes multidões e ainda garantir valores mais acessíveis. Por outro lado, pesquisando sobre o clima, você consegue escolher o clima mais adequado para a sua família, como conhecer a neve ou aproveitar os festivais de inverno.
Agora você já sabe como planejar um intercâmbio em família. Então que tal começar a colocar tudo em prática e planejar o intercâmbio perfeito para aqueles que você ama?