Curitiba será palco de uma iniciativa inédita para democratizar o acesso ao mercado editorial: o curso “Construindo uma Editora do Zero: Programa de Formação em Editoração“, que capacitará participantes para todas as etapas do processo editorial, desde a criação de uma editora até a publicação e distribuição de obras literárias. Totalmente gratuito e sem exigir experiência prévia, o programa visa empoderar novos talentos e fomentar o surgimento de editoras independentes em um mercado em expansão.
Realizado com recursos do Fundo Municipal da Cultura de Curitiba, o curso acontecerá na Casa da Leitura Wilson Bueno, com carga horária de 30 horas e aulas quinzenais. O início está marcado para o dia 8 de fevereiro de 2025, com encontros aos sábados, das 10h às 12h30. Para se inscrever, basta acessar este formulário até o dia 6 de janeiro. O edital completo com todos os detalhes do projeto está aqui.
O programa disponibiliza 15 vagas abertas ao público geral e outras 15 destinadas à Fundação Cultural de Curitiba. Com prioridade para grupos em situação de vulnerabilidade social, o curso também oferece uma bolsa auxílio para um dos participantes, com critérios detalhados no edital. As aulas contarão com a presença de intérprete de Libras, caso solicitado durante a inscrição, promovendo a acessibilidade e garantindo que todos possam participar plenamente da experiência.
Com uma abordagem técnica e prática, a iniciativa capacitará os participantes para criar e gerenciar editoras independentes de maneira eficaz, cobrindo temas como planejamento, produção editorial e distribuição de livros. “Iniciativas como essa são fundamentais para democratizar a literatura, fortalecer o mercado editorial e dar visibilidade a autores e editoras em crescimento. Com foco em estratégias práticas, vamos oferecer ferramentas essenciais para planejar, produzir e distribuir livros de maneira independente, seja para publicar os próprios livros ou criar um espaço para outras vozes. ”, ressalta Jéssica Iancoski, criadora da editora Toma Aí Um Poema (TAUP).
O programa das aulas
O curso está estruturado em três módulos interligados, que cobrem desde os fundamentos da criação de uma editora até as estratégias de distribuição e mercado:
Módulo 1 – Criar e Estruturar uma Editora
Ministrado por Jéssica Iancoski, este módulo explora os passos iniciais para criar e estruturar uma editora independente. Os participantes aprenderão a desenvolver uma estratégia clara e alinhada ao propósito editorial, entender os aspectos legais envolvidos na abertura de uma empresa do setor e elaborar um plano financeiro que garanta a sustentabilidade do negócio. O foco será na construção de um plano de negócios que servirá como base para a fundação da editora.
Módulo 2 – Projetos Editoriais e Produção
Ministrado por Mabelly Venson, editora e parteira de livros, este módulo apresenta uma visão abrangente das funções e departamentos que compõem uma editora, oferecendo uma compreensão detalhada sobre a organização do processo produtivo. Os participantes terão contato com as etapas essenciais da produção editorial, desde a concepção de projetos até a finalização do material, desenvolvendo habilidades práticas para gerenciar e otimizar fluxos de trabalho de uma editora.
Módulo 3 – O Livro Está Pronto, e Agora?
Ministrado por Guilherme Eisfeld, fundador da Editora Comala, este módulo aborda as estratégias e oportunidades que surgem após a finalização de um livro. Os participantes serão guiados no processo de identificar novas possibilidades de mercado, além de conhecer as inovações mais recentes do setor editorial. O objetivo é equipar os participantes com ferramentas para posicionar suas publicações de forma estratégica e maximizar o impacto e alcance de seus livros.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA LAURA FERRARI DE AZEVEDO
ana@comtato.co