No último sábado (24 de agosto), o ator Vinícius Pieri e sua irmã, a atriz Gabriella Pieri, além da modelo e atriz Weruska Gallisi, estiveram no McDonald’s da Avenida Angélica, em São Paulo, para participar das ações promovidas por apoiadores da Fundação Criança / ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantojuvenil no McDia Feliz.
Eles se juntaram ao Nino, mascote do hospital, a médicos e outros personagens, como Mulher Maravilha, Homem-Aranha, Cinderela, Venom e Branca de Neve. A atmosfera era de alegria e um convite à toda sociedade a participar da campanha em prol tratamento do câncer infantil realizada no Brasil.
Na compra do Big Mac, os clientes podiam participar das oficinas de desenho, manicure, penteados, aplicação de tatuagem fake, ateliê de bijuterias e até um show de piano, entre outras atrações.
“Foi um dia muito especial, fiquei muito feliz em fazer parte dessa campanha. Sei da importância que esse dia tem para tantas crianças e adolescentes que lutam diariamente contra uma doença tão triste. Mas elas recebem um carinho muito especial, de muitas pessoas, que dedicam seu tempo e suas vidas para fazer de um processo que poderia ser tão doloroso, algo para se comemorar, a cada etapa vencida. Foi muito especial, todos nos acolheram com muito carinho. Espero poder fazer parte desse evento durante muito tempo”, conta Vinicius Pieri.
Para Liliane Moraes, Coordenadora da Fundação Criança e responsável pelas ações do McDia Feliz em prol do ITACI, este é o dia que em que as iniciativas privada, pública, o terceiro setor e a sociedade somam seus esforços e fortalecem os elos e o alcance de uma corrente do bem. “São mobilizações generosas como esta, que nos possibilitam potencializar ações que contribuem para desfechos positivos na jornada oncológica de nossas crianças e adolescentes. Os recursos captados com o McDia Feliz 2024 serão destinados à aquisição de equipamentos médicos, além do custeio e manutenção do Espaço da Família Ronald McDonald, local que promove acolhimento aos familiares de pacientes hospitalizados.”
A atriz e modelo Weruska Gallisi levou a filha, Yasmin (11 anos). “Todo ano compro o tíquete, mas esta é a primeira vez que participo e em prol do ITACI. Ajudar nas vendas, recepcionar as pessoas, e entrar na brincadeira fez o dia ser bem divertido. Inclusive para a minha filha, que participou de todas as atividades e adorou”, relata.
Sinais e Sintomas
O câncer infantojuvenil é uma doença que consiste na proliferação descontrolada de células anormais. Os tipos mais frequentes são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Merecem atenção o neuroblastoma (que acomete as células do sistema nervoso periférico, frequentemente localizadas no abdômen); o tumor de Wilms (renal); o retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho); o germinativo (das células que vão dar origem aos ovários ou aos testículos); o osteossarcoma (ósseo); e os sarcomas (tumores de partes moles).
“Por isso, é importante observar sinais e sintomas, como palidez, dor óssea, hematomas, caroços, inchaços, perda de peso inexplicada, dores de cabeça ou nos membros, alterações oculares, febre e sudorese noturna. As chances de cura são em torno de 85% quando o câncer é descoberto precocemente, o que também contribui para uma melhor qualidade de vida do paciente durante o tratamento, comparando com o diagnóstico tardio. E outro ponto é quando esse tratamento é realizado em centros especializados, que oferecem todo suporte para o paciente, e apoio para a família”, conclui o oncopediatra e diretor médico do ITACI, Vicente Odone.
Sobre o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil
Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança, Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI) e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, diagnosticados com câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Atuante na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2023, mais de 28 mil consultas médicas e multiprofissionais, cerca de 5 mil sessões de quimioterapia e 20 transplantes, entre eles, autólogo, alogênico aparentado e alogênico não aparentado. Entre as especialidades atendidas, leucemias, linfomas, neuroblastomas, sarcomas das partes moles, retinoblastomas, doenças hematológicas não oncológicas e tumores sólidos (do sistema nervoso central, ósseos, das células germinativas, renais e hepáticos).
https://www.facebook.com/ITACI.ITACI
https://www.instagram.com/instituto_itaci/
https://www.youtube.com/channel/UC99UjqrT2VfMkJXP4gyYiLg
https://www.itaci.org.br/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARI ANGELA DA SILVA CAVALHEIRO
maricavalheiro@bellacomunica.com.br