No dia 1º de maio, no qual se comemora o dia da literatura brasileira, três coletivos de escrita promovem a segunda edição do movimento #LerÉColetivo, colocando livros digitais em promoção ou acesso gratuito por 24 horas. O objetivo é promover o incentivo à leitura de livros nacionais de autoria independente. Serão disponibilizadas nos perfis de instagram de todos os coletivos organizadores as listas com nomes e links para os e-books, que estarão no site da Amazon. Além de escritores do Coletivo Margem, fazem parte do segundo ano da iniciativa participantes dos coletivos Escreviventes e Escribas. O evento é seguido da #MaratonaLerÉColetivo, para premiar leitores por suas resenhas e promover a leitura dos livros baixados e comprados. A maratona de leitura e resenhas tem regulamento, premiação e cadastro de resenhas divulgado no dia seguinte ao #LerÉcoletivo.
Escrever é coletivo
Os coletivos de escrita são grupos de apoio para pessoas que buscam se desenvolver na literatura e são de grande importância para que autorias independentes possam se orientar no caminho para a publicação. Como o mercado editorial ainda é de difícil acesso, os espaços – muitas vezes organizados virtualmente – acabam sendo de grande importância para a literatura independente. O Coletivo Escreviventes tem mais de 350 mulheres escritoras espalhadas pelo país. Já o Coletivo Escribas tem como parte de seus recursos uma revista virtual para promover os textos de integrantes. Enquanto isso, o Coletivo Margem impulsiona a escrita de mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas racializadas, neurodiversas e PCDs.
Somando forças, os três coletivos esperam tornar a literatura independente mais acessível e popular, e a internet acaba sendo um ótimo meio para promover a leitura de obras nacionais publicadas fora das editoras tradicionais. Para alcançar este objetivo, este é o segundo ano em que o #LerÉColetivo acontece.
Primeira edição
A primeira edição do evento foi inspirada no #ExplodaSeuKindle, posteriormente renomeado como Encha seu Kindle, movimento organizado pelo perfil Divulga Nacional (@divulganacional), que anualmente promove uma data exclusiva para promoção de e-books nacionais em uma lista que reúne tanto livros gratuitos quanto livros em promoção.
Apesar de também funcionar com uma lista de livros gratuitos ou em promoção, o #LerÉColetivo é um evento voltado para a literatura independente feita por pessoas que se organizam em coletivos e pretende ser mais do que só um dia de vendas e downloads, mas também mais um passo para que a literatura distante das editoras tradicionais se torne mais conhecida, lida e comentada.
Na edição de 2024, os coletivos reuniram quase 100 e-books em promoção ou gratuitos, e ofereceu para diversas autorias independentes a oportunidade de promover sua literatura. “Tivemos muitos downloads e vendas na edição passada, e isso é bastante importante para quem trabalha com publicações não tradicionais.”, afirma Anna Carolina Ribeiro, organizadora do Coletivo Margem e idealizadora do #LerÉColetivo. “Em 2025, esperamos manter os números e consolidar a data como um dia para valorizar a literatura brasileira independente.”
Para conferir as listas com todos os e-books em promoção ou gratuitos, é preciso acessar o link que será postado no dia 30 de abril nos perfis dos coletivos integrantes da ação.
Maratona Ler é Coletivo
Para estimular a leitura dos livros comprados e baixados, os coletivos trazem também uma ação de 42 dias, inspirada nos 42 quilômetros percorridos na prova de corrida que dá nome à segunda etapa do movimento. Na #MaratonaLerÉColetivo, leitores cadastram resenhas feitas nas redes sociais e páginas de venda e concorrem a prêmios: livros físicos de autorias pertencentes aos coletivos.
A lista com os livros da premiação, o regulamento e o formulário para cadastro das resenhas na #MaratonaLerÉColetivo fica disponível no perfil dos coletivos no dia seguinte à promoção, 2 de maio.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YARA FERNANDES SOUZA
editoraarpillera@gmail.com