O Dia do Consumidor, celebrado anualmente em 15 de março, é marcado por inúmeras ações promocionais realizadas pelas empresas, mas as ações não se limitam a um único dia, podendo chegar até o fim do mês. O período é, inclusive, chamado de Black Friday do primeiro semestre, já que muitas lojas oferecem descontos em produtos e serviços para os consumidores.
Um levantamento realizado pelo Reclame AQUI, site brasileiro de reclamações contra empresas, apontou que 51,2% dos clientes pesquisados preferem pagar mais caro por um produto desde que o processo de compra seja satisfatório. A revolução da IA aliada ao protagonismo do cliente torna o comércio conversacional um dos pilares para que as marcas possam capturar a atenção do cliente. E, para que isso aconteça, as marcas estão elevando o seu nível de criatividade e relevância para capturar o interesse dos clientes, integrando inteligência artificial de ponta na estratégia de engajamento e gerando conversas que fortaleçam uma conexão profunda entre eles.
De acordo com o relatório Business Messaging and the Future of Customer Experience in Brazil, produzido pela Gupshup em 2024, mais da metade (52,7%) dos entrevistados brasileiros identificam “a capacidade de ambas as partes se ouvirem” como a qualidade mais importante de uma conversa genuína. Isso mostra que a nova era da IA busca relacionamentos online mais reais, empáticos e humanos, como aqueles que os consumidores têm com um amigo de confiança.
Para aprofundar o conhecimento sobre a adoção da IA Conversacional nas interações com os clientes, qualificar leads e otimizar custos operacionais, Renata Martins, Customer Success Manager da Gupshup, traz algumas dicas.
1. Tenha como foco a atenção do seu cliente
Falar com o consumidor de forma mais precisa e personalizada está ganhando cada vez mais força e conquistar a atenção do cliente é um dos principais diferenciais de uma marca. Para isso, ferramentas de IA devem entender os sinais que tornam as conversas mais naturais e envolventes, já que é uma maneira essencial de fortalecer uma conexão com o cliente. A comunicação eficaz é uma das estratégias fundamentais para aumentar o engajamento.
Com o alto volume de informações disponíveis, é preciso utilizar novas tecnologias para compreender o cliente e personalizar a sua experiência. As empresas podem utilizar algoritmos de machine learning para identificar padrões de comportamento do cliente e oferecer o que é mais relevante para ele.
2. Saiba que toda conversa importa
As conversas possuem um papel crucial no desenvolvimento dos negócios, pois geram confiança, quebram barreiras, inspiram novas ideias e impulsionam a inovação. Para criar uma conversa verdadeiramente relevante, a autenticidade do conteúdo precisa se tornar cada vez mais importante para reter o cliente.
As empresas devem focar em produzir conteúdos genuínos e personalizados. Isso pode ajudar a criar um vínculo emocional mais forte com os clientes. Na Gupshup, há o princípio de transformar a experiência do cliente por meio de diálogos significativos. Afinal, toda conversa importa!
3. Use e abuse da IA agêntica
A IA agêntica é essencial para criar conversas personalizadas, pois permite que os sistemas de inteligência artificial tomem decisões autônomas e adaptem suas respostas com mais contexto, naturalidade e relevância. Um ponto que deve ser destacado é que a IA pode aprender através interações anteriores e ajustar o tom, a linguagem e os temas apresentados com base nas preferências de cada um.
Diferente de IAs tradicionais que apenas respondem com base em uma única entrada, a IA agêntica pode armazenar informações relevantes e manter o contexto ao longo da conversa, tornando o diálogo mais fluido e coerente. Ela pode tomar decisões proativas, sugerir tópicos relevantes, ajustar o estilo da conversa ou até mesmo antecipar necessidades do usuário sem que ele precise solicitar explicitamente. Conversas personalizadas exigem respostas dinâmicas e adaptáveis, algo que a IA agêntica consegue fazer melhor ao reconhecer padrões e emoções na comunicação.
Entre os clientes da Gupshup que já usam a IA agêntica, estão a empresa automotiva saudita Petromin, com uma solução de atendimento ao cliente via WhatsApp, a varejista de moda brasileira Reserva, com um agente para descoberta de produtos e engajamento do cliente, e uma marca de especiarias indiana, que criou um agente que fornece receitas culinárias.
4. Evite a taxa de abandono de carrinho pelo WhatsApp
É preciso entender como transmitir segurança ao cliente para que ele se sinta seguro e finalize a compra. Tornar o e-commerce menos impessoal através da personalização é a grande mudança de paradigma trazida pela IA agêntica.
Essa escalada, capaz de tornar os canais de mensagens mais humanizados, torna o processo de abandono de carrinho mais humanizado e mais próximo de uma experiência em tempo real com um vendedor. Isso só é possível ao responder às perguntas que os consumidores fizeram quando colocaram um produto no carrinho, mas não o compraram e, com a chegada da IA agêntica, fica mais fácil avançar nessa conversa até que haja transbordamento, dando um “empurrãozinho” para aquele consumidor indeciso. Sem dúvida, é um território muito fértil para se explorar.
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GABRIEL VEIGA DE ALMEIDA
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