No Dia da Terra, a Sinch (Sinch AB (publ) – XSTO: SINCH), pioneira na transformação da forma como o mundo se comunica por meio de sua Nuvem de Comunicação Digital, destaca como um atendimento ao cliente eficaz não apenas melhora a experiência do usuário, mas também pode reduzir o impacto ambiental.
Atendimento ao cliente eficiente: uma estratégia sustentável
De acordo com um estudo realizado pela Associação Latino-Americana de Contact Centers (ALOIC) e pela consultoria Frost & Sullivan, os contact centers da América Latina consumiram mais de dois mil gigawatts-hora de eletricidade em 2019 — o equivalente ao consumo anual de mais de 600 mil residências. Além disso, emitiram mais de 1,5 milhão de toneladas de CO₂, o que equivale às emissões anuais de mais de 300 mil automóveis.
Implementar soluções tecnológicas que otimizam o atendimento ao cliente, como chatbots e sistemas de gestão da experiência do cliente, pode reduzir a necessidade de interações presenciais e o uso de recursos, contribuindo para a diminuição desses números.
“Na Sinch, acreditamos que a tecnologia deve ser uma força positiva para o meio ambiente. Ao otimizar o atendimento ao cliente, não apenas melhoramos a experiência do usuário, como também contribuímos para a sustentabilidade ao reduzir o consumo de recursos e as emissões de CO₂”, afirma Mario Marchetti, head da Sinch para América Latina.
O compromisso climático da Sinch
Na Sinch, há um trabalho ativo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1, 2 e 3. Seu programa climático também abrange todas as aquisições realizadas nos últimos anos, permitindo uma melhor integração de dados, com relatórios mais precisos e confiáveis. A empresa reporta de acordo com o Greenhouse Gas Protocol (Protocolo de Gases de Efeito Estufa).
Em 2023, a Sinch reafirmou esse compromisso ao se juntar formalmente à Science Based Targets initiative (SBTi), para estabelecer metas climáticas claras e mensuráveis. Seu objetivo de longo prazo é estabelecer metas climáticas baseadas na ciência (Science Based Targets), alinhadas à SBTi para contribuir com a limitação do aquecimento global a 1,5 °C, conforme estabelecido no Acordo de Paris.
Além disso, suas soluções inovadoras e energeticamente eficientes permitem que empresas em todo o mundo se comuniquem com seus clientes gerando menor impacto ambiental, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“Cada interação eficiente com o cliente é uma oportunidade de diminuir nossa pegada ambiental. Na Sinch, estamos comprometidos em oferecer soluções que ajudem as empresas a se tornarem mais sustentáveis, sem comprometer a qualidade do serviço”, conclui Marchetti.
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CAMILA NESTOR PAL
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