O amor está prestes a ganhar um novo espaço no coração e na identidade nacional do Brasil com o lançamento do livro Amor, Ordem e Progresso, resultado de um profundo trabalho coletivo do internacionalista Ricardo Cury. A obra propõe uma reflexão sobre a ressignificação do amor na bandeira nacional, que atualmente exibe apenas as palavras ‘Ordem e Progresso’. Ela se enraíza no respeito aos nossos ancestrais e no resgate dessa vocação amorosa que nos diferencia como nação. Além disso, uma frase que está no Hino Nacional Brasileiro reforça essa linha de pensamento: “Brasil, de amor eterno seja símbolo”.
O autor ressalta duas questões fundamentais sobre o livro: ele é totalmente apartidário e não está ligado a qualquer religião.
Poucos sabem, porém, que a frase original de Auguste Comte, citada no título, foi o ponto de partida para a bandeira. No entanto, durante o processo de transição para a república, o elemento fundamental do amor foi omitido, resultando em uma bandeira que, embora simbolicamente forte, pode ser vista como incompleta sem a inclusão desse princípio essencial.
“Amor, Ordem e Progresso” se soma ao movimento “Amor na Bandeira” criado em 2021, que visa oficialmente incluir a palavra “amor” na bandeira do Brasil, reafirmando o compromisso com a frase contida no hino nacional. E com esse ato simbólico promover uma cultura de paz, empatia e solidariedade, e chegar à Ordem e ao Progresso como consequência.
A logística toda do movimento é coordenada por Ricardo, que traz consigo uma bagagem rica em experiências, sendo também o fundador da ABRA – Academia Brasileira de Autoconhecimento. Cury acredita que “a ancestralidade – um legado composto por história, hábitos, língua e espiritualidade – é a base da nossa identidade cultural, e são esses princípios, juntamente com nossas experiências, que moldarão as bases culturais que deixaremos para as próximas gerações.”
Em outros períodos da história, pensadores e artistas sugeriram – em vão – que a palavra “amor” fosse acrescentada à sentença. Essa exclusão levanta questões sobre a verdadeira essência dos ideais republicanos e a necessidade de um compromisso mais profundo com valores humanísticos na construção da nova nação. Segundo Cury “não há ordem que faça sentido sem amor e não é possível progresso com base numa ordem que vem da violência”. E completa: “talvez nada retrate tão bem o que significa a exclusão da palavra amor da bandeira brasileira quanto o processo histórico de exclusão dos povos originários na formação do Brasil.”
Com o lançamento do livro, o autor deseja inspirar uma nova onda de amor e reflexão, onde a inclusão da palavra “amor” na bandeira se torne um símbolo de esperança e transformação social; como também tem o intuito de inspirar a sociedade com o desejo de construir uma identidade nacional que abarque a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro, ressaltando como a cultura popular brasileira sempre esteve à frente do seu tempo. Além disso, o livro é mais do que uma simples obra literária; é um convite a todos os brasileiros para repensarem suas relações consigo mesmos, com os outros e com a pátria, promovendo um Brasil mais unido e amoroso.
Ricardo conduziu uma série de entrevistas com profissionais de diversas áreas, como economia e agricultura, explorou a temática do amor, que permeia suas experiências e relações, e em cada conversa, descobriu como essa emoção essencial se manifesta não apenas nas interações pessoais, mas também nas dinâmicas profissionais e nas decisões cotidianas. Assim, conseguiu revelar um panorama enriquecedor onde o amor se entrelaça com o trabalho e a vida, mostrando que, independentemente da área de atuação, essa força motriz é fundamental para o desenvolvimento humano e social nesta obra.
O lançamento do livro em Trancoso ocorrerá no dia 21 de dezembro, no Na Praça Hotel, localizado na Praça São João Batista, 389, a partir das 19h. Nesse dia acontecerá uma roda de conversa com Ricardo Cury e Max Tovar para compartilhar o porquê essas 3 palavras – Amor, Ordem e Progresso – deveriam estar alinhadas na bandeira do Brasil, e como esse lema pode ser um fio condutor das nossas vidas como indivíduo e como sociedade. O evento de lançamento é aberto ao público.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALISSON SCHAFASCHECK
alisson_schafas01@hotmail.com