Rio de Janeiro, fevereiro de 2025 – A Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, já celebra os resultados do TIP, setor de Tecnologia, Inovação e Performance da companhia criado em setembro de 2024.
Uma das iniciativas de destaque foi a automação de projeções gráficas na engenharia, como a representação de configurações de dutos flexíveis em águas profundas. O que antes demandava 4 horas de trabalho, agora é realizado em apenas 10 minutos, uma redução de 95% no tempo graças ao uso de sistemas capazes de processar dados e gerar novas imagens com apenas um clique.
Essa expressiva melhoria é fruto de uma filosofia implementada na empresa há pouco mais de um ano, o “Adding by Subtracting”. A ideia é sempre simplificar processos em favor da qualidade de vida dos empregados, o que passa, necessariamente, por investimento em inovação. Foi perseguindo essa filosofia que a Seagems criou o TIP, congregando as áreas de Tecnologia da Informação (TI), Controle de Sistemas, Planejamento e Gerenciamento de Projetos.
O TIP tem liderado iniciativas que transformaram o cotidiano da organização. Foi assim que também revolucionou o acesso à informação dentro da Seagems por meio do SeaBot, um mecanismo de IA que responde automaticamente às dúvidas dos profissionais sobre documentos e processos internos. “Agora não precisamos mais buscar informações na rede e dentro de arquivos, basta perguntar ao robô no formato de chat e a resposta é imediata”, explica Jorge Kort, gerente de Tecnologia da Seagems.
Outro projeto de impacto é o sistema Horus, que utiliza IA para identificar e prevenir riscos operacionais nas embarcações. Ainda em fase de desenvolvimento, Horus é baseado na tecnologia de video analytics, algoritmo capaz de processar informações de imagens através de um sistema de câmeras. Assim, emite alertas automáticos sempre que identifica situações de risco nas áreas delimitadas da embarcação. “Esse tipo de solução reforça nosso compromisso tanto com a segurança quanto com manter nossa eficiência operacional” destaca Alexandro Pereira, engenheiro líder de operações.
Já com foco em treinamentos de ponta para os empregados, a Seagems vem desenvolvendo um ambiente inteiramente virtual que simula os espaços operacionais das embarcações Seagems em detalhes. Esse ambiente é totalmente manipulável e projeta cenários de alta fidelidade. O projeto é uma parceria com o Instituto Tecgraf, da PUC-RJ.
“Até então, tínhamos dificuldade em demonstrar de forma prática as atividades que seriam desenvolvidas aos novos colaboradores. Agora, com as simulações interativas e cenários realistas, garantimos maior alcance e eficiência nos treinamentos, reduzindo custos e melhorando a experiência de aprendizado”, explica Gisele Dias, engenheira de operações da Seagems. Dado seu nível de adaptabilidade, o sistema pode servir também em outras frentes, facilitando estudos de caso e simulações de cenários para tomadas de decisão em segurança e operações, por exemplo.
Avanços em inovação para eficiência operacional
Além de o TIP proporcionar avanços no cotidiano dos empregados, as soluções são desenvolvidas com base no que as equipes da Seagems identificam como ”oportunidades de melhoria”, considerando excelência operacional e simplificação do esforço de trabalho. Em 2024, a Seagems recebeu 282 sugestões dos próprios empregados sobre processos que, se fossem melhorados, tornariam o cotidiano mais ágil. Dentre as sugestões, foram identificadas 77 oportunidades, mapeados 15 processos e entrevistadas 35 pessoas para apresentação detalhada de ideias.
No âmbito administrativo, por exemplo, o TIP implementou sistemas para preenchimento automático de notas fiscais, reduzindo o tempo de execução em 83% e trazendo mais agilidade aos processos financeiros. “Além de diminuirmos o tempo de realização das tarefas, também aumentamos a precisão, o que nos possibilita melhores negociações com fornecedores”, complementa Jorge Kort.
Megatendências pressionam líderes
De acordo pesquisa realizada pela PwC em 2024, 72% dos CEOs brasileiros enxergam as mudanças tecnológicas como fator que irá impulsionar suas empresas nos próximos cinco anos. Segundo o estudo, essa disrupção, especialmente relacionada à inteligência artificial, é uma das principais megatendências que pressionam líderes empresariais a se reinventarem.
Para os próximos três anos, os dados da PwC apontam que 70% dos CEOs acreditam presenciar o crescimento da IA generativa nos negócios. Essa tecnologia, que utiliza modelos preexistentes para criar conteúdo e automatizações, vem sendo explorada pela Seagems para desenvolver soluções inovadoras no campo da engenharia submarina.
Sobre a Seagems
Especializada em soluções práticas de engenharia submarina, a Seagems oferece respostas inovadoras às demandas offshore da indústria de energia. A empresa conta uma frota de seis navios PLSV e tem escritórios nas cidades do Rio de Janeiro, Rio das Ostras e Viena. A Seagems é 100% brasileira, resultado de uma joint venture entre duas multinacionais de renome: Sapura Energy Behard e Paratus Energy Services Ltd. Atualmente a Seagems tem contratos de longo prazo assegurados para toda a frota a serviço da Petrobras.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ANDRADE DA COSTA
sarah@tramaweb.com.br