Nos últimos meses, a cidade de São Paulo enfrentou quedas de energia frequentes, especialmente durante períodos de chuva intensa. Em um dos episódios mais graves, registrado em outubro de 2024, 2,1 milhões de residências ficaram sem luz, segundo levantamento da Enel. Essa situação gera desconforto e prejuízos, desde aparelhos eletrônicos danificados até problemas em serviços essenciais, como o funcionamento de semáforos e hospitais.
Mas os avanços tecnológicos estão transformando o setor elétrico, em particular no que diz respeito à prevenção e mitigação de riscos de falhas e apagões. “Tecnologias como inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) permitem que concessionárias e operadoras de energia aumentem a confiabilidade de seus sistemas e ofereçam uma melhor experiência aos consumidores”, comenta Alexsandro Oliveira, CEO/Fundador da AXOL Engenharia, startup especializada na gestão de risco operacional de transformadores de potência.
Recentemente, a empresa assinou contrato com a Vetor AG Ventures, programa de inovação aberta da Andrade Gutierrez, para testar suas soluções inovadoras — que consistem em utilizar uma plataforma SaaS (Software as a Service) para fazer a gestão e o monitoramento de transformadores imersos em líquido isolante — nos canteiros de obras da construtora.
“Incorporar novas tecnologias pode garantir o melhor fornecimento e minimizar os impactos causados pelas interrupções, mitigando o risco de falhas em sistemas de energia elétrica. Mais do que evitar prejuízos financeiros, essa iniciativa representa um passo estratégico para aumentar a eficiência operacional e fortalecer a resiliência do sistema elétrico frente aos desafios climáticos”, destaca Aluir Dias, diretor operacional da Vetor AG Ventures.
Avanços tecnológicos
Sensores inteligentes instalados em redes de distribuição e equipamentos permitem monitorar, em tempo real, variáveis como temperatura, vibração e sobrecarga. Essas informações são enviadas a plataformas digitais que utilizam algoritmos avançados para identificar padrões e antecipar possíveis problemas, como falhas em transformadores, rompimentos de cabos ou sobrecargas em subestações.
Além disso, a inteligência artificial tem se mostrado uma aliada nessa análise preditiva. Com o aprendizado de máquina, os sistemas conseguem processar volumes massivos de dados históricos e meteorológicos, associando-os a falhas anteriores. Assim, é possível prever interrupções sazonais causadas por tempestades, ventos fortes ou quedas de árvores sobre a rede elétrica, permitindo que as equipes de manutenção se preparem para mitigar impactos.
O executivo da AXOL também destaca a importância da automação das redes elétricas, conhecida como redes inteligentes ou smart grids. “Esses sistemas são capazes de isolar áreas afetadas de uma falha, redirecionando o fluxo automaticamente para minimizar os impactos causados pelas interrupções. Com isso, em vez de grandes áreas ficarem sem energia por horas, as interrupções são restritas a pequenos trechos enquanto o reparo é realizado”, ressalta o CEO.
Os benefícios dessas inovações não se limitam à prevenção de quedas de energia elétrica. “A análise contínua de dados também contribui para o planejamento estratégico do setor, permitindo que as empresas identifiquem áreas de maior vulnerabilidade e invistam em infraestrutura”, finaliza Alexsandro Oliveira.
Sobre a Vetor AG Ventures
A Vetor AG Ventures é uma corporate venture builder (CVB) de construtech e infratech, extensão do programa de inovação Vetor AG, da Andrade Gutierrez. A venture builder busca desenvolver startups promissoras nos segmentos de Engenharia, Projetos e BIM; Suprimentos, Compras e Aquisição; Construção, Mecanização, Industrialização; Segurança, Saúde e Meio Ambiente; Energia Renovável; Óleo e Gás; Mineração; Logística e Mobilidade; Saneamento e Drenagem; Construções Inteligentes e Cidades Inteligentes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA DAS GRACAS SILVA DOS SANTOS
maria@agencianoar.com.br