O Simmon.AI, plataforma de segurança digital com inteligência artificial que ajuda a proteger usuários contra os golpes cibernéticos em redes sociais e contas bancárias, anuncia o Score de Cibersegurança, que atribui uma nota de 0 a 1000 ao usuário, com base nas ações realizadas dentro do sistema. Essa pontuação incentiva práticas que ajudam a aumentar a segurança das informações, por exemplo: cadasto do IMEI do celular, inclusão de contato de segurança, bloqueio de CPF utilizando a Redesim ( Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) e acesso ao site Registrato (Sistema de consultas sobre informações financeiras).
Com esse lançamento, o Simmon.AI ajuda ainda mais os usuários a evitarem golpes com o uso indevido de CPFs na contratação de linhas pré-pagas, criação de contas digitais e abertura de empresas, focando não apenas em golpes de portabilidade, mas também em outros tipos de crimes cibernéticos, como roubo de identidade. O sistema também monitora CPFs e CNPJs na Dark Web e na busca de processos judiciais em andamento, avisando sobre movimentações e auxiliando no acompanhamento de processos.
Os ataques não param de crescer
Segundo o Panorama de Ameaças 2024 da Kaspersky, o número de tentativas de golpes móveis na América Latina passou de 3,9 milhões, contra 1,25 milhão em 2020. Os países mais afetados foram Brasil, México e Equador, onde os golpes cibernéticos se tornaram uma realidade alarmante. As perdas globais decorrentes de fraudes digitais devem atingir a marca de US$ 400 bilhões ainda em 2025, de acordo com a Juniper Research. Já no Brasil, os crimes cibernéticos movimentaram aproximadamente R$ 186 bilhões no Brasil entre julho de 2023 e julho de 2024, foi o que apontou o estudo “Follow the Products – Rastreamento de Produtos e Enfrentamento ao Crime Organizado no Brasil”, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Como o SIM Swap funciona
O golpe, também conhecido como sequestro de linha, transfere um número de celular de um chip para um outro. A prática consiste no golpista entrar em contato com a operadora, fingindo ser o dono da linha telefônica solicitando a portabilidade do número para outro chip. Assim, ele tem acesso às mensagens de texto e pode usar os códigos de verificação para acessar contas bancárias e redes sociais.
Influenciadores e executivos são o alvo
Hoje, influenciadoras digitais como Andressa de Barros, Dany Santori e Maria Venture são usuárias do Simmon.AI, mas no passado tiveram a dura experiência de serem hackeadas e compartilham a triste experiência:
“Quando fui hackeada no réveillon de 2023, percebi o quanto estava vulnerável a ataques cibernéticos. Foi um momento muito difícil, mas o Simmon.AI entrou em ação imediatamente, com um suporte incrível e cuidando de tudo para mim. Além de proteger meu chip e minhas redes sociais, eles me forneceram um laudo detalhado com todos os registros do ataque. O Simmon.AI não é só uma ferramenta, é como um seguro para a minha vida digital. Saber que estou protegida contra golpes como o da portabilidade me dá mais tranquilidade.” Maria Venture.
“Passei por momentos desafiadores com minha conta hackeada três vezes, o que trouxe preocupação com minha segurança e carreira. O Simmon.AI se destacou por sua abordagem proativa, alertas em tempo real e suporte eficiente, tornando a proteção simples e eficaz.” Dany Santori.
“Fui hackeada em 2021 e levei três semanas para recuperar minhas redes. Hoje, uso o Simmon.AI que oferece monitoramento completo de redes sociais, celular, CPF e dados expostos na Dark Web, garantindo privacidade e segurança. A plataforma permite alertar contatos em caso de golpes. É uma solução integrada que proporciona tranquilidade.” Andressa de Barros.
A ferramenta mantém um histórico dos últimos 5 anos de portabilidade do número de telefone, permitindo que os usuários revisem e compreendam qualquer evento incomum.
O suporte técnico especializado em segurança está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo que os usuários tenham assistência sempre que necessário. O sistema também coleta evidências de hackeamento (gerando um laudo para o cliente pós-hackeamento), que podem ser valiosas em possíveis processos judiciais. Para aumentar a proteção, realiza pesquisas em bancos de dados online, revelando o que é conhecido sobre o usuário, onde seu CPF aparece em buscas do google e também inclui investigações na Dark Web. O Simmon.AI também monitora processos judiciais que envolvem o CPF ou CNPJ do usuário, ajudando a evitar surpresas desagradáveis como bloqueio de contas bancárias e garantindo uma camada extra de segurança.
“Com o lançamento do Score de Segurança Digital, estamos elevando o padrão de proteção digital, fornecendo aos usuários uma métrica clara sobre a saúde de suas contas e dispositivos. Nossa tecnologia continua sendo fundamental para ajudar profissionais e indivíduos a se defenderem contra golpes cibernéticos, permitindo que se concentrem em suas atividades sem o medo constante de perder suas contas ou informações pessoais. É gratificante ver como estamos impactando positivamente a segurança digital de tantas pessoas.” Alexandre Dias, CEO da Simmon.AI.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELIANE DE SOUZA AGUIAR CARVALHO
eliane_carvalho@carvalhocomunicacao.com