Tecnologia é aliada das instituições financeiras em novas regras do Banco Central contra fraudes no pix
A partir de abril, agentes devem garantir que dados dos remetentes do pix estejam em linha com CPF e CNPJ registrados na Receita Federal
São Paulo, 24 de março de 2025 – Sem aviso prévio, o Banco Central (BC) divulgou recentemente mudanças que visam fortalecer a segurança das transações via pix. O novo regulamento do sistema de pagamento instantâneo, válido a partir de 1º de abril, passa a exigir que as instituições financeiras (IFs) e de pagamento (IPs) garantam que os nomes das pessoas e das empresas vinculadas às chaves pix estejam em conformidade com os nomes registrados nas bases de CPF e CNPJ da Receita Federal. E a tecnologia surge como uma aliada para que as instituições façam essa verificação da maneira mais segura e rápida possível.
Importante destacar que as novas regras não impactam a forma como as pessoas e empresas fazem ou recebem transações pelo sistema. As mudanças se limitam exclusivamente à checagem das IFs e IPs. “As instituições passam a precisar do intermédio de uma empresa especializada que faça a consulta em lote ou diretamente na Receita Federal. De forma prática, quer dizer que será preciso monitorar se o CNPJ ou CPF do remetente do pix não ficou inativo, ou seja, acompanhar de perto se não há suspeitas de fraudes”, explica Ubiratan Lima, Diretor da BU de Riscos da Dimensa, empresa referência em tecnologia para operações financeiras, crédito e risco e seguros. De acordo com a norma, o monitoramento será feito a cada 10 dias.
Tecnologia de ponta para análise certeira
Nesse momento de adaptação, a tecnologia é fundamental para que as instituições financeiras cumpram as novas regras assertivamente. Lima lembra da plataforma de Onboarding Antifraude da Dimensa, que utiliza Big Data e Inteligência Artificial (IA) na análise de milhares de dados em poucos segundos, verificando identidades e validando cadastros de clientes, colaboradores e parceiros. Com essa solução antifraude, é possível se proteger contra ameaças como roubo de identidade, vazamento de dados e falsificação de documentos, ações que o BC busca combater.
A plataforma possui mais de 300 microsserviços personalizáveis, conforme a necessidade do cliente. Nesse sentido, é possível validar CPF, número de celular e e-mail, chaves pix que entram na nova mudança do BC. A ferramenta também possui outras características como validação em dois fatores (token), tipificação do documento de identidade (via IA) e verificação de endereço e risco de CEP.
Outro ponto importante para as instituições financeiras é tentar se informarem de novas diretrizes, regulações e leis o mais rápido possível para que um plano de ação seja implementado rapidamente. O diretor da Dimensa ressalta que a tecnologia pode oferecer, por exemplo, uma gestão de compliance completa e automatizada de todas as legislações federais e estaduais, além de normas de órgãos reguladores e autarquias, como o próprio BC. A Dimensa, por exemplo, tem o Regwatch, cuja base ultrapassa 1 milhão de normativos de mais de 150 fontes monitoradas, que pode ser customizada e é 100% automatizada, permitindo a criação de um fluxo da área de compliance com os departamentos correspondentes às regulamentações.
“Sabemos que o número de normas brasileiras é acima da maioria dos países. Isso faz com que haja um monitoramento constante por parte da área de compliance das empresas. A ideia da tecnologia é sempre sanar a dor dos agentes do mercado financeiro e otimizar o trabalho dos especialistas”, afirma Ubiratan.
Sobre a Dimensa
Resultado da parceria entre a TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, e a B3, principal instituição de infraestrutura do mercado financeiro nacional, a Dimensa é referência em tecnologia para operações financeiras, crédito e risco, e seguros. Com sistemas escaláveis e adaptáveis ao porte de cada negócio, o portfólio de soluções da companhia é construído e constantemente atualizado por profissionais que conhecem a rotina do setor financeiro, com foco em operações mais digitais, mantendo as exigências regulatórias em dia. Para mais informações sobre a Dimensa, acesse o site.
Imprensa Dimensa – dimensa@maquinacohnwolfe.com
Natalia Negretti – natalia.negretti@maquinacohnwolfe.com – (11) 96080-0113
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NATALIA DIAS NEGRETTI
natalia.negretti@maquinacw.com